domingo, 26 de abril de 2009

Se oriente, Juan


Dizia a música do Gilberto Gil: se oriente, rapaz, pela constatação de que a aranha vive do que tece. 

Tem gente que parece não saber o que está fazendo em determinado lugar. Gente que dá a impressão de que estava passando e entrou. Vejam isto:



Alguém avise esse tal Juan que futebol é um jogo feito de dribles, de criatividade. Avise que, quanto mais ginga, habilidade, inteligência e técnica um jogador tiver, e quanto mais ele demonstrar isso no campo, mais a torcida vai gostar. 

E não só a torcida. Vão gostar e aplaudir todos os seres humanos capazes de admirar a beleza e a arte, não importa a forma em que elas estiverem — seja em forma de pintura, de música, de poema, de um drible mágico de Pelé, de uma bola impossível colocada por Roger Federer.

Alguém avise esse tal Juan que, como jogador de futebol, também ele deveria viver de tecer essa arte em campo. E não de dar pauladas e ameaçar quem desfila essa arte diante dele. 

Alguém, por favor, arranje os videotapes de todos os jogos da Seleção Brasileira de 82 (em maiúsculas, por favor) e mostre a esse menino para ver se ele entende de que se trata esse futebol que ele escolheu como profissão (ele também pode ver os melhores momentos dos jogos no YouTube). 

Se oriente, rapaz.

Nenhum comentário: