terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Chama o ladrão


Bela coluna da Míriam Leitão no Panorama Econômico (veja aqui). Dá os detalhes de reportagem publicada pelo The New York Times sobre a responsabilidade do governo Bush na inflação proposital da bolha imobiliária americana, sobre a qual apoiou-se seu governo. E sobre a irresponsabilidade do mesmo governo ao fechar os olhos às barbaridades do mercado financeiro, que simplesmente passou a inventar dinheiro, obviamente remunerando seus executivos com base nos lucros fictícios desse país das maravilhas.

A reportagem do Times está aqui

Entre os comentários da Míriam, a informação de que instituições que negociavam as hipotecas triplicaram a contribuição à campanha eleitoral de Bush. 

E não é que ninguém sabia que a bolha iria estourar, que ninguém viu o desastre chegando, que foi todo mundo pego de surpresa. Não só sabiam o que estava acontecendo, como sabiam o que estavam fazendo — tanto o governo quanto os que se lambuzaram nos lucros astronômicos gerados pela tal alavancagem dos créditos hipotecários. Em outras palavras, o dinheiro inventado como se estivessem brincando de Banco Imobiliário.

Cadeia era pouco para essa gente. Mas, não apenas estão soltos, como devem estar torrando os lucros comprando tudo bem baratinho, de barris de petróleo a mansões e ações na bolsa.


Nenhum comentário: